E viva ao Art Basel!

Por uma semana em dezembro, Miami vira o centro do mundo das artes.  É a Semana de Arte de Miami (mais conhecida como Art Basel), onde várias feiras de arte inundam a cidade, trazendo milhões de visitantes e uma atmosfera elétrica.

Apesar dos inúmeros eventos dedicados também à moda e música, arte é mesmo o foco da semana.  Para facilitar, segue um resumo das principais feiras de arte da semana, que estarão abertas até o domingo, dia 7 de dezembro.

A Art Basel, em si, ainda é considerada a maior e mais importante feira  da Semana de Arte.  Localizada no Centro de Convenções em Miami Beach, é visita obrigatória.  Ela conta com as maiores e mais famosas galerias do mundo e traz o que existe de melhor nas artes.  Ingressos à venda no site da feira www.artbasel.com.

A Design Miami é a segunda maior feira, sendo esta especializada em design de móveis e arquitetura.   O Design Miami foi criado há 10 anos por Craig Robins em parceria com os organizadores do Art Basel para expandir o alcance da Semana de Arte e solidificar o evento no calendário de Miami.  O Design Miami tem seu pavilhão montado em frente ao Centro de Convenções e os ingressos estão à venda no site da feira www.designmiami.com.

Além das duas principais feiras, várias feiras-satélite ocorrem ao mesmo tempo em locais diferentes da cidade.  Vale visitar:

-       A Aqua Art Fair, uma excelente mostra de novos talentos com 46 jovens galerias participantes.  Info no site www.aquaartmiami.com

-       A Concept, onde se pode ver pinturas, esculturas e instalações de obras consideradas “blue chip” de mais de 80 galerias do mundo.  Talvez a maior atração esse ano seja a locação da feira que vai ocorrer em um multimilionário iate ancorado na frente do Bayfront Park. Info no site www.concept-fair.com.

-       A Context, dedicada ao desenvolvimento de artistas já estabelecidos, é uma das mais visitadas feiras durante a Semana de Arte.  Info no site www.contextartmiami.com.

-       A Ink Miami é uma das maiores mostras dedicadas à pintura, onde os trabalhos são selecionados dentre os maiores pintores internacionais da atualidade.  Info no site www.inkartfair.com.

-       A Miami Project busca juntar trabalhos de artistas historicamente celebrados com trabalhos de artistas contemporâneos.  Info no site www.miamiproject.com

-       A NADA Art Fair oferece uma amostra de tudo que acontece de novo no mundo das artes.  Info no site www.newartdealers.org 

-       A Pulse Miami mistura artistas emergentes com artistas renomados.  Info no site www.pulse-art.com.

-       A Red Dot Art Fair é uma das mais diversas feiras, com mais de 60 galerias mostrando trabalhos de fotografia, pintura e esculturas.  Info no site www.reddotartfair.com.

-       A Scope Miami é bem diversa e, além de arte, inclui apresentações de musica, instalações de design e moda.  Info no site www.scope-art.com.

Além das feiras, os grandes Museus da cidade (PAMM, MOCA, Bass Museum, Institute of Comtemporary Art, etc.) não ficam para trás e prepararam seleções de mostras especialmente para a Semana de Arte.  Vale a visita.  Bom Basel para vocês!

 

Tags: