Up-and-comers

A herdeira belga.

O que Ralf Simons, Martin Margiela e Dris Van Noten tem em comum?  Todos são designers belgas que estudaram na Antuérpia e ganharam projeção mundial (como é o caso de Ralf Simons, que é hoje o diretor criativo da Dior).  Uma das herdeiras dessa geração de ouro é Veronique Branquinho, que, como seus antecessores, é belga e se formou na Antuérpia. Apesar de não ser novata, Veronique só agora está sendo notada pelo mainstream da moda.   Após anos de ausência das passarelas, ela retornou em 2013 restabelecendo seu nome como um dos grandes talentos e colocando suas coleções nas maiores boutiques  americanas.  Com uma moda prática, de linhas clássicas, que favorece sempre a alfaiataria masculina, Veronique faz parte do grupo que inclui Phoebe Philo (da Céline), Claire Waight Keller (da Chloé) e Stella Mccartney, designers reconhecidas por desenharem roupas para “mulheres reais”.   Uma das provas de que Veronique tem um dedo no pulso da moda é a sua linha de sapatos, que são o complemento perfeito para o momento “conforto com estilo” que a moda está vivendo.

Tags:
News

Nem de Marte nem de Vênus

Os desfiles das coleções masculinas do verão 2015 estão em pleno andamento essa semana.  Quem parou para dar uma olhada pode ter percebido que, com o recente "flirt" da moda feminina com a alfaiataria masculina, algumas peças poderão ser cobiçadas também pelas mulheres, como o conjunto de calça e sweater da Alexander McQueen, que não estaria deslocado no desfile feminino da coleção de inverno 2014 de Victoria Beckham, por exemplo (fotos 1-2).  

Nada novo em pegar emprestado algumas peças do guarda-roupa do namorado ou em comprar uma camiseta na seção masculina.  Este troca-troca é responsável por peças que já se tornaram clássicos da moda feminina, como o "tuxedo" e o terninho.  A novidade está em peças que não mais precisam de adaptação e passeiam entre o guarda-roupa feminino ou masculino sem diferença de corte ou tamanho.  Este, sim, é o sinal de um novo tempo.  Antes, o unissex na moda se resumia às "t-shirts" que, mesmo assim, vestiam melhor quando feitas sob medida para corpos de homens e mulheres.  

O conceito de uma moda assexuada está sendo bem recebido pelos buyers das principais lojas e boutiques dos Estados Unidos através da coleção da Baja East, marca de “luxury loungewear” americana criada pela dupla Soctt Studenberg e John Targon.  A marca, criada ano passado, já está à venda nas badaladas prateleiras da Barneys, na Jeffrey, na Webster e na Kirna Zabête.  A ideia de uma moda unissex surgiu graças a uma peça que Studenberg criou para si mesmo e que era cobiçada por homens e mulheres.   Tops, calças, casacos e bermudas com caimento bem soltinho e tecidos luxuosos ficaram atraentes tanto na modelo quanto no modelo masculino (fotos 3 -6). 

Por tempos dividimos roupas com nossas mães, irmãs e amigas.  Chegou a hora de dividir com maridos e namorados, e viva ao closet assexuado! 

Tags:
Desires

Is that time of the year again: SALES!!!

Começou!  É hora de aproveitar uma das melhores incoerências que a atual indústria da moda e seu calendário super corrido nos traz: sales de verão exatamente quando o verão começa!!  Ou, para quem está no Brasil, ainda durante o inverno.  Quem estiver de férias por aqui ou quiser aproveitar as as ofertas online é hora de cair em campo.  Essa é a oportunidade de comprar aquela peça "statement"que você não teve coragem de comprar a preço cheio ou de preencher algum furo no seu guarda-roupa de verão com aquela saída de banho perfeita, por exemplo.   Quem estiver nos Estados Unidos deve aproveitar as promoções das lojas que não colocam sales online como o Dover Street Market em NY, por exemplo.  É imperdível!! Boas compras!  

1- Les Nouvelles   2- net-a-porter    3- Farfetch   

4- Outnet 

Tags:
Trends

A moda que vai na mala

As coleções de "resort" foram originadas da necessidade de o mercado ter novidade para os consumidores que, em novembro, quando é inverno no hemisfério norte, já compraram suas peças de inverno e começam a pensar no que vão usar durante as férias (quando devem fugir do frio).  Destinadas a serem coleções mais comerciais, as "resorts" eram normalmente bem pequenas e consistiam muitas vezes em clichês de moda praia.  É com entusiasmo que, de alguns anos para cá, a indústria da moda tem recebido coleções completas de resort que realmente atendem à demanda de consumidoras que precisam desse respiro fashion trazido por coleções com peças fáceis de encaixar em um rol de viagem e sem tantos elementos de tendência.  Entre as marcas que estão lançando suas coleções de resort esse mês, algumas se destacaram por mostrarem uma moda de férias leve e criativa que preenche a necessidade de qualquer mulher que esteja se preparando para embarcar de férias sem cair no batido caftan.

Fotos: style.com  

Tags: